Git Bash: Como instalar e usar o terminal do Git no Windows

Este artigo explica o que é o Git Bash, para que serve e como instalar e usar esta importante ferramenta para o versionamento de códigos no Windows.

Git Bash

Git é o sistema de controle de versões mais usado no mundo da programação. Tanto no cenário open-source, com o GitHub dominando como plataforma de distribuição e colaboração de códigos, quanto no mundo corporativo, onde grandes empresas utilizam repositórios privados de Git para controlar a evolução de códigos criados e modificados por seus colaboradores.

O que é o Git Bash

O Git é composto por utilitários de linha de comando inicialmente para rodar em sistemas Unix, como Linux e Mac. O Windows, por sua vez, por não ser um sistema baseado em Unix, possui um padrão diferente de comandos no terminal, o que tornaria a compatibilidade com o Git mais limitada.

O Git Bash é uma aplicação Windows que emula um terminal Unix, oferecendo o mesmo conjunto de comandos, de forma a tornar a integração com o Git mais completa.

Como instalar o Git Bash

O Git Bash faz parte do pacote Git for Windows, que é oferecido no próprio site oficial do Git, em: https://git-scm.com/download/win

O pacote inclui o próprio Git, o Git Bash e o Git GUI, uma interface gráfica para o Git.

Para mais detalhes da instalação, veja a parte 1 do artigo: Git no Windows e GitHub: Como Instalar e Configurar

Principais comandos

O Git Bash oferece boa parte dos principais comandos Unix, como cd para mudar de pasta, rm para remover arquivo ou ls para listar os arquivos de uma pasta.

Para uma lista mais detalhadas dos principais comandos Unix, veja: Comandos Importantes Linux (no DevMedia)

E, claro, você tem também todos os comandos do próprio Git como git clone para clonar um repositório remoto, git add para adicionar arquivos a serem comitados, git commit para comitar e git push para enviar suas alterações para o repositório.

Para uma lista mais completa dos comandos do Git, veja: git – guia prático

No nosso artigo Git no Windows e GitHub: Como Instalar e Configurar também mostramos todo o passo-a-passo para configurar o Git, criar repositório, comitar e fazer push, mostrando todos os comandos.

Quer aprender mais?

Quer aprender a usar Git e as principais ferramentas e linguagens para desenvolver sites e sistemas web? Conheça o Pacote Fullstack, da Danki Code, o mais completo treinamento para desenvolvimento web no Brasil.

Tags:

Sobre o Autor

Douglas Matoso
Douglas Matoso

Desenvolvedor web desde 2008. Criador do Web Dev Drops.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *