fbpx

Hacktoberfest: Colabore com o Open-Source e Ganhe uma Camiseta

Já virou tradição. Vai chegando Outubro e a comunidade de desenvolvedores se prepara para mais um Hacktoberfest!

É o momento de colaborar com movimento open-source, se sentir bem por isso e ainda ganhar uma camiseta (e uns stickers legais que sempre vem junto)!

Veja neste post como participar e dicas para ganhar o seu prêmio.

O que é o Hacktoberfest?

Hacktoberfest 2020

O Hacktoberfest é um evento global, online, realizado anualmente pela Digital Ocean. Durante todo o mês de Outubro, quem fizer pelo menos 4 contribuições para projetos open-source hospedados no GitHub ganha uma camiseta do evento (além de alguns stickers, reconhecimento, fama e a sensação de ter colaborado para um mundo melhor).

Camiseta do Hacktoberfest 2019
Camiseta do Hacktoberfest 2019

As contribuições devem ser feitas na forma de pull requests. Qualquer contribuição, para qualquer repositório público no GitHub conta. O mantenedor do repositório não precisa nem aceitar o pull request dentro do mês, basta que ele seja aberto.

Como participar

Passo 1: Ter uma conta no GitHub

Antes de mais nada, você precisa de uma conta no GitHub. Provavelmente você já tem, certo? Se ainda não tem, me faz esse favor e se cadastra lá agora!

Passo 2: Ter o git configurado no seu computador

Dá até pra fazer pequenas contribuições direto pelo site do GitHub, mas o ideal mesmo é ter o git configurado no seu computador.

Aqui no site tem um artigo ensinando a instalar, configurar e subir seu primeiro código no GitHub:
Git no Windows e GitHub: Como Instalar e Configurar

Passo 3: Se registrar no site do Hacktoberfest

Você precisa se registrar no site do evento. Ele vai associar seu registro à sua conta do GitHub e assim contabilizar automaticamente seus pull requests.

Lembre-se de ler as regras do evento (vamos falar um pouco delas aqui) para não ser desclassificado.

Passo 4: Fazer as contribuições

Agora é só sair à caça de repositórios públicos para fazer suas contribuições. À medida que você vai abrindo pull requests no decorrer do mês, o sistema vai contabilizando. Você pode entrar lá no site do evento e ver quantos ainda faltam para cumprir o objetivo.

Não sabe como abrir um pull request? Veja nosso guia:
Como Criar um Pull Request no GitHub (Passo a Passo)

Como contribuir

Você pode contribuir com qualquer repositório aberto que esteja hospedado no GitHub. É importante ler o guia de contribuição do repositório, se ele possuir um. Normalmente fica em um arquivo CONTRIBUTING.md na raiz do repositório. Neste arquivo os mantenedores colocam algumas regras a serem seguidas para que sua contribuição seja aceita.

Veja alguns exemplos de contribuições que você pode fazer.

Issues

Quase todos os repositórios tem uma lista de defeitos (issues) registrados, mas que ainda não foram resolvidos. Você pode ver estes defeitos navegando em “Issues“, e ver as com estado “Open“:

encontrando issues no repositório

Se você está começando a fazer contribuições, pode procurar issues com as tags “good for beginners“, “good first issue” ou algo assim, que os mantenedores usam para marcar issues boas para quem está começando.

issue boa para quem está começando

Melhorias

Você pode identificar alguma melhoria que não está listada nas issues. Talvez simplificar um código, melhorar a cobertura de testes ou fazer alguma otimização.

Geralmente estas são mais fáceis de identificar em uma biblioteca ou ferramenta que você já usa e conhece.

Documentação (site, traduções)

Sua contribuição não precisa ser necessariamente no código. Você pode completar uma documentação, ajudar na tradução de algum texto, ou mesmo corrigir erros de digitação.

Estas também são boas contribuições para quem está começando. Em um Hacktoberfest passado uma das minhas contribuições foi corrigir uma palavra errada na documentação do Redux. Apesar de ser algo bem pequeno, foi prontamente aceita pelo time.

Como ser banido do evento

Agora se você agir de má fé e tentar ganhar a camiseta sem contribuir nada, pode acabar sendo banido do evento.

Pull requests sem sentido, que não agregam nada, tipo adicionar um espaço em branco em um arquivo, serão denunciados como spam pelos mantenedores.

Algumas pessoas criam repositórios especialmente para burlar o evento, onde outras pessoas criam pull requests apenas adicionando o próprio nome em um arquivo de texto. Não entre nessa! A organização está de olho neste tipo de coisa.

Jogue de acordo com as regras e todos ganham. Suas contribuições não precisam ser grandes, mas precisam ser honestas e melhorar alguma coisa, mesmo que pequena.

Ainda preciso de ajuda

Se você ainda está perdido e quer aprender mais sobre contribuição com o open-source, você pode participar dos eventos locais, onde pessoas se juntam para ajudar umas às outras a fazer suas primeiras contribuições.

Lá no site do evento há uma área de eventos. Você pode procurar por país ou cidade.

Tem também uma área de recursos, com dias e tutoriais, tanto para participantes quanto para mantenedores e organizadores de eventos.

Tags:

Sobre o Autor

Douglas Matoso
Douglas Matoso

Desenvolvedor web desde 2008. Criador do Web Dev Drops.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *